sexta-feira, dezembro 30, 2005
O que aí vem
AGENDA 2007
Janeiro Alemanha assume a presidência da UE
UE a 27 com a entrada da Bulgária e da Roménia
Microsoft põe à venda o seu novo sistema operativo: Windows Vista
Ser FelizFevereiro
O vaivém Atlantis parte para a Estação Espacial Internacional
Os Oscars de Hollywood são entregues pela 79º vez
Aborto: o 2º Referendo
Ser Feliz
MarçoOs Campeonatos Europeus de Atletismo em Inglaterra
Ser Feliz Maio
Final da Liga dos Campeões da UEFA no Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia
Final do 52.º Festival Eurovisão da Canção em Helsínquia, na Finlândia
Ser Feliz
JunhoCimeira G-8 reúne-se na Alemanha
A sonda Messenger, da NASA, passa pela segunda vez junto de Vénus
Ser Feliz Julho
Portugal assume a presidência da UE
Resultado final da eleição das Novas Sete Maravilhas do Mundo, a partir do Estádio da Luz, Lx
Tour de France em Londres
J.K. Rowling deverá publicar o anunciado último livro da série Harry Potter
Ser Feliz
AgostoCampeonato do Mundo de Atletismo em Osaka, Japão
Discussão na Alemanha dos efeitos das alterações climáticas nos ecossistemas dos oceanos
Ser Feliz Setembro
Assembleia Geral das Nações Unidas reúne-se em Nova Iorque
Ser Feliz
OutubroMars Express, da Agência Espacial Europeia, em órbita do planeta vermelho há cerca de 1374 dias deverá completar a sua missão
Ser Feliz Novembro
Mais de 20 chefes de Estado e do Governo da Área Económica Ásia-Pacífico reúnem-se em Sydney, na Austrália
Ser Feliz
DezembroA Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) conta ter concluído nesta altura a emissão electrónica de bilhetes, poupando à indústria 3 mil milhões de dólares por ano.
Ser FelizE +
A circulação na Europa será facilitada em 2007 com a inauguração de linhas ferroviárias de alta velocidade entre algumas das suas principais cidades:
- Londres e Paris apenas a 2h 15m de comboio!
- Madrid e Barcelona ligadas pelo AVE
- Paris e Estrasburgo ligados pelo TGV Est
Por isso, tenho que fazer muitas viagens e visitas aos meus friends espalhados no mundo!! Hope so!Os aumentos previstos de alguns bens e serviços que mais pesam no orçamento familiar:
Água -
Luz - Telefones - Transportes -
Rendas -
Saúde -
Tabaco -
Correios
quinta-feira, dezembro 29, 2005

lol achei engra�ado :p
:)
terça-feira, dezembro 27, 2005
Aborto: A legislação em Portugal
“Portugal tem uma lei muito restritiva no que toca ao aborto. O aborto é apenas possível quando a gravidez representa risco para a vida da mulher ou para a sua saúde; no caso de malformação fetal ou quando a gravidez resulta de violação.
Mas mesmo nesses casos raros, nem sempre há a possibilidade de recorrer ao aborto porque, em alguns casos, os hospitais ou os médicos recusam prestar ajuda a mulheres nestas condições. As principais razões pelas quais as mulheres recorrem ao aborto, ou seja, razões sociais, económicas e psicológicas são excluídas segundo a lei portuguesa.
Em Portugal são praticados, pelo menos, 20.000 abortos ilegais por ano. Em resultado de complicações resultantes desses abortos ilegais, todos os anos cerca de 5.000 mulheres são atendidas em hospitais e, nos últimos 20 anos, morreram cerca de 100 mulheres desnecessariamente (dados do Ministério da saúde, APF). Isto significa que em Portugal uma mulher tem um risco de morrer em resultado de um aborto 150 vezes superior ao de uma mulher que viva nos Países Baixos.
Como resultado das leis restritivas acerca do aborto em Portugal muitas mulheres viajam para Espanha. Mas um elevado número de mulheres não pode suportar as despesas de uma ida a Espanha ou a realização de um aborto ilegal em Portugal. São essencialmente as mulheres que não têm meios para um aborto medicamente assistido e seguro que irão recorrer a práticas abortivas não seguras com pouco apoio emocional - mulheres pobres, menores de idade, com menos acesso à informação e residentes em áreas rurais .
A Polónia, Malta, Irlanda e Portugal são os países europeus com as leis mais restritas sobre o aborto. No entanto, é apenas o governo português que leva realmente a tribunal médicos/as, enfermeiros/as e mulheres que tenham recorrido ao aborto. Efectuar um aborto com o consentimento da mulher é punível com uma pena de até 3 anos de prisão. A mulher que recorre ao aborto também pode incorrer uma pena de até 3 anos de prisão.”
sexta-feira, dezembro 23, 2005
*Feliz Natal*
Queria escrever algo de original mas como criatividade é algo que na minha pessoa deixa muito a desejar, optei por deixar desta forma um poema que retrata a história de Natal:
História antiga
"Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
Feio bicho, de resto:
Uma cara de burro sem cabresto
E duas grandes tranças.
A gente olhava, reparava e via
Que naquela figura não havia
Olhos de quem gosta de crianças.
E, na verdade, assim acontecia.
Porque um dia,
O malvado,
Só por ter o poder de quem é rei
Por não ter coração,
Sem mais nem menos,
Mandou matar quantos eram pequenos
Nas cidades e aldeias da nação.
Mas,
Por acaso ou milagre, aconteceu
Que, num burrinho pela areia fora,
Fugiu
Daquelas mãos de sangue um pequenito
Que o vivo sol da vida acarinhou;
E bastou
Esse palmo de sonho
Para encher este mundo de alegria;
Para crescer, ser Deus;
E meter no inferno o tal das tranças,
Só porque ele não gostava de crianças."
(Miguel Torga)
Feliz Natal para todos!!!***
quinta-feira, dezembro 22, 2005
Resultados dos questionários
- Pontos fracos: links e design
Quanto aos links andamos a tentar melhorá-los e quanto ao design, nós temos gostos muiiitoo diferentes (lol) é mto difícil fazer um que agrade às três, mas concordamos que este é muito standard e vamos mudar já em 2007! ;)- Algumas Sugestões:
"
Fazerem o compromisso de uma de vós vir ao blog, pelo menos actualiza-lo, uma vez por semana!" Vera S.
Lol Sim Vera!! Por mim estava cá mais vezes... mas às vezes a inspiração falha, o tempo encurta, aparecem outras coisas para fazer, enfim... :p Temos de tratar do assunto, apoiado apoiado..."
(...) se vocês as tres forem pelo sim ao referendo à IVG, era um assunto que gostava de ver no vosso blog, porque neste momento ando muito embrenhada com esta temática." Rita P.
Sim srª dona Rita do meu (L) :p A ver se esta semana que vem temos os nossos depoimentos escancarados :) E a tua sugestão deu-me cá uma ideiiiiaaa... mas depois digo :x ;)
"Um novo link http://somosasmais.blogspot.com/"As Mais
Lol Já está! Já está! :p
E aconselho mais um: http://liberdademural.blogspot.com da minha querida amiga Ritaaa! (destaque para o post de 17 de Dezembro, n sei pq...)
Obrigada a todos os que colaboraram!
E para quem quer ainda colaborar/ fazer sugestões é já
AQUI!
terça-feira, dezembro 20, 2005
Climb every mountain
Hpje resolvi escrever um pouquinho mais e reflectir sobre este ano que está a chegar ao fim.
Há um ano atrás a minha passagem de ano foi diferente mas muito especial: passei com a minha avó. Foi tudo muito simples mas vesti-me como se fosse para uma festa, a mesinha da sala tinha doces para várias pessoas, mas éramos apenas duas... Sentia que este ano iria ser especial porque a passagem de ano também o foi. E tinha razão.
2005 foi o ano do "empurrão", acho que é a melhor forma de o descrever...
Para além de ter tido a maior desilusão da minha vida, tive a maior oportunidade que até agora me foi concedida: de repente vi-me num outro país, sozinha, com a mochila atrás das costas e um caminho desconhecido por percorrer... Senti-me a começar do zero ou melhor, a Renascer...
Não tive medo. Nasceram forças em mim que desconhecia e quis arriscar. Arrisquei e tive muita muita muita sorte. Erasmus foi um nascer de um sonho que sei nunca irá terminar... conheci pessoas fantásticas que nunca vou esquecer e sinto uma certeza enorme que manteremos sempre o contacto. São laços que não se apagam com o tempo... porque são vivências partilhadas que nos fizeram a todos crescer. As descobertas foram mais que muitas... e inspiraram-me de uma maneira inexplicável. Posso dizer que nasceram novos valores em mim, que vieram a acrescentar todos os que ja tinha. Sinto-me uma pessoa mais rica.
Os Amigos...
Acho que a melhor maneira de descreve-los é... " :) "
Obrigada!
Agradeço o ano que tive, por me dar as bases para poder lutar e seguir em frente neste próximo ano. Só espero coisas boas!!! :) Estou muito optimista!
Diga-se de passagem que é um ano par e que eu gosto muito mais (costumo estar mais segura com estes anos) :)
Para vocês (nós ainda vamos falando mas...) que 2006 seja o vosso sonho tornado realidade.
Para terminar, posto uma música linda de um clássico do cinema...
Climb ev'ry mountain
Search high and low
Follow ev'ry by-way
Every path you know
Climb ev'ry mountain
Ford ev'ry stream
Follow ev'ry rainbow
'Till you find your dream
A dream that will need
All the love you can give
Everyday of your life
For as long as you live
Climb ev'ry mountain
Ford ev'ry stream
Follow ev'ry rainbow
'Till you find your dream
*
domingo, dezembro 18, 2005

Just us...
Optei por "postar" esta imagem... porque quando olho para ela I really "Feel Good..."*
:)
Lar doce lar...
Hoje escrevo aproximadamente a 400 Km de onde escrevi a última vez neste nosso espacinho. Pois é… regressei a casa. Depois de um semestre tão intenso como a minha colega referenciou no penúltimo post (e que eu assino totalmente por baixo) regressei às minhas origens. Foram três meses sem vir a casa ...
Confesso que ainda não parei. São as compras que estavam pendentes até à minha chegada, são os amigos que passados três meses nos parecem cada vez mais próximos independentemente do tempo em que não nos vemos. A verdade é que o estudo que está tão mas tão atrasado vai ficando para trás. Eu não queria… mas é inevitável. As saudades eram mais de que muitas e estes primeiros dias têm mesmo de ser preenchidos com passeios, encontros e afins.
Mas tenho de afirmar que a cidade está ainda mais linda que o habitual. Lamego está realmente com outro encanto. As ruas estão maravilhosamente iluminadas e apinhadas de gente. Apesar do imenso frio que se faz sentir, as pessoas entram e saem das lojas comerciais a todo o instante. Da janela de casa vejo um infindável número de carros que entram no centro da cidade e penso que realmente as coisas não estão financeiramente tão mal como se quer fazer querer. Mas por mais que critiquemos este abrir e fechar da carteira, as prendas fazem parte do Natal e não há muito a fazer. É a bicicleta, o computador, o CD, o livro ou outras ambições que se esperam receber no dia 24 de Dezembro. A única coisa que espero é que as pessoas não se lembrem apenas de dar e receber coisas materiais… tenho fé que não.
Restam-me duas semanitas. Depois é regressar ao stress dos exames. Para quem se prepara para os enfrentar… Boa sorte! Somos muitos na mesma situação há que aguentar porque depois regressa a paz. Para quem ainda está a pensar dar uma voltinha pelo país nesta época fica o convite de visitarem Lamego. Só assim comprovam todas as minhas palavritas… Tenho a certeza que ficariam também encantados!
sábado, dezembro 17, 2005
Paaaaraaaaaabénnnnnnssssss Ritinha!!!
Hoje a mensagenzinha que queria deixar aqui destina-se a uma das minhas coleguitas do blog: Ritinha que hoje faz 21 aninhos :P.
Ritinha muitos parabéns! K tenhas um dia muito especial junto de todos os que mais amas, pois presente grande já tiveste (este reencontro com a família) certo? Mas que isso seja uma mínima parte daquilo que os 21 aninhos te trarão...pois tu mereces mesmo!
Que me resta dizer? Aquilo que digo sempre: Sê Feliz! Continua a ser a pessoa linda que és interiormente e exteriormente! E que consigas alcançar, ao longo da tua vida, todos os desejos!
Beijinhos muito grande nessa carinha linda ;)***
quinta-feira, dezembro 15, 2005
Resumo do semestre
Bem, hoje já posso dizer finalmente acabou o semestre! Um semestre k há tempos atrás parecia distante em que o fim parecia impossível de visualizar. E agora queria resumir então um bocadinho (visto não ter mais nada k fazer :P) o k aconteceu de bom, de mau....enfim sei que provavelmente isto para outra pessoa não terá qualquer interesse...mas pronto há que ter paciência!
Relativamente às cadeiras k tive posso dizer k são ,sem dúvida, pesaditas (não posso dizer foram porque o pior ainda está por vir e ,claro, refiro-me aos belos dos exames) pois para além de serem 5 pode-se dizer k não são das mais simpáticas... mas pronto algum dia tinha que as fazer e tomei coragem e juntei-as logo todas. Agora não querendo massacrar muito este blog posso dizer que como aspectos negativos: ainda foram alguns....então...-as aulas de saúde, começando logo com as três horas seguidas até à imensidão da matéria que foi dada passando claro pela exclusão que havia relativamente a alguns alunos naquelas aulas (mas acho que isto não se deve dizer); dps trabalho- ah claro, as belas horas a k eram as aulas (8 da manha- mt bom, melhor é impossível), até a ter k ouvir uma matraca de uma miúda k akela hora da manhã quando as pessoas ainda estavam mais para lá...ela não ...falava, falava , falava...dps o profº k dizia uma coisa e dps no minuto a seguir contrariava o que dissera antes...enfim bommm!; industrial- ah, esta só mesmo as teóricas que metade do que o profº dizia não captava; pública: estas até foram +/- boas, à parte das vezes que o prof falava para dentro (que acontecia quase todas as aulas) até nem foi mau d todo! Ah e claro cmo mau, só podia estar claro seminário:(das
piores cadeiras k fiz) desde a desorganização clara entre os profes, passando pelas suas linguagens ingloportuga com o muito bom "lembraized", há melhor?, à claro não posso deixar de referir o prof das práticas (aki posso me vingar!) a criatura mais dahhhhh,rrrrrrrr k surgiu à face da Terra. Os trabalhinhos pronto confesso até não me posso queixar foram engraçaditos, (tirando a parte dos erasmus ,então aí tinha sido muito melhor).
Agora pontos positivos: hum ...até foram alguns: antes demais a rapidez com que passou o semestre ,que no início parecia um pesadelo; ah claro e isto deveria estar, sem dúvida, em 1º a companhia da minha mais que tudo ;) ,que teve smp lá , tds os dias, tds os momentos, com as nossas conversas intermináveis ,as nossas gargalhadas, as nossas más línguas...só por estes momentos já valeu bem a pena! As aulinhas sem dúvida que as preferidas foram as de trabalho e claro as práticas de indutrial (estas últimas foram sem dúvida as melhores, porque será?) ;).
Claro que isto foi um pequeno( k até já vai grandito) resumo deste últimos 3 meses. Desculpem este massacre mas não me ocorreu mais nada para escrever neste espacinho :P!
Agora só me resta desejar Boa Sorte para todos os que irão começar a sua épocazinha de exames!
Good Luck!
***
quarta-feira, dezembro 14, 2005
Algumas razões que me fazem sorrir...
Numa das minhas mais recentes navegações pelos fotologs, encontrei uma mensagem que, pela sua beleza e sinceridade, não pude deixar de transcrever para aqui... Espero que apreciem tanto como eu...
Algumas razões que me fazem sorrir...
"Um olhar especial.
Conduzir numa estrada bonita.
Um banho quente.
Saber novidades.
Um supermercado sem filas.
Uma boa conversa.
A praia.
Achar dinheiro no bolso de umas calças minhas.
Rir de mim mesma.
Telefonemas que nunca terminam.
Os amigos.
Passar o tempo nas bricolages.
Observar a lua.
Ouvir acidentalmente alguém falar bem de mim.
A ternura dos animais.
Acordar e perceber que ainda sobram algumas horas para dormir.
O sorriso das crianças.
Ver fotos.
Fazer novos amigos e ficar junto dos velhos.
Regar as plantinhas.
Alguém brincar com o meu cabelo.
Ouvir a minha música preferida no rádio.
Bons sonhos.
Mexer nos meus fios e brincos.
Ter surpresas.
Viagens com os amigos.
Ajudar quem posso.
Ganhar um jogo difícil.
Ler um livro numa noite.
Pensar no futuro.
Abraçar.
Ver o nascer do sol.
Ver o por do sol.
Apaixonar-me."
domingo, dezembro 11, 2005
O sistema judicial Português
Este não pretende ser um post de considerações técnicas sobre o sistema judicial Português mas uma mera opinião de cidadã revoltada com os acontecimentos frequentemente ocorridos de norte a sul do país.
Sinceramente, começo a ficar farta de todos os dias ouvir nos telejornais ou ler nos diários notícias que relatam os mais variados crimes. O mais recente caso ocorreu esta madrugada onde um agente da PSP foi abatido a tiro numa tentativa de apanhar um grupo de indivíduos em fuga após um assalto a uma caixa Multibanco. Revolta-me imenso saber que aquele agente, quando desempenhava brilhantemente as suas funções, foi friamente abatido. Não percebo. Não percebo e tenho medo de andar por aí sem saber quem cruza um olhar comigo na rua, quem me toca ao tentar passar no metro. Não percebo como existem pessoas que pegam numa arma como se pegassem num objecto banal e, mais do que isso, atiram noutra pessoa como se a cumprimentassem. Será que não pensam que do outro lado está um ser humano, está alguém com família. Estas não são pessoas como nós, recuso-me a pensar que as pessoas têm este instinto calculista. Não. Não é este o mundo em que quero viver.
Ainda me custa mais ouvir que os indivíduos que assassinaram o agente já estiveram detidos e simplesmente saíram sem cumprir qualquer pena. Como é que podemos acreditar nesta justiça? Apesar dos policias cumprirem as suas funções e deterem criminosos, a burocracia, as leis que nos regem não permitem o bom funcionamento das normas. Eu, que conheço a profissão bem de perto, revolto-me ainda mais com estas situações. O que me faz estar um pouco mais descansada é saber que o local onde o meu pai presta serviço é bem calminho. No entanto, não posso deixar de me colocar no lugar dos dois jovens que deste modo perderam o pai. Não sei como se supera este choque, apenas sei que não há nada que suavize a sua dor, muito menos 25 anos que é a pena máxima em que poderão incorrer. 25 anos parecem 2 dias para quem mata a sangue frio… Não pensem que defendo a pena de morte, muito pelo contrário, sou totalmente contra, defendo sim o alargamento da pena máxima e, acima de tudo o seu cumprimento total. Não percebo que por bom comportamento se reduza a pena a pessoas que mataram, violaram… enfim… executaram os mais horrendos crimes.
Espero que num futuro próximo, as mais altas patentes comecem a perceber que realmente as instituições judiciais não estão a funcionar eficazmente e preencham todas as suas lacunas…
Ritinha...
Ao ver o post da Cat1ta lembrei-me do meu Natal...
A noite de 23 era aquela em que mais me custava a adormecer. Imaginar as prendas, a festa, o "pai natal", as brincadeiras com os primos, os filmes na televisão, a magia... tudo dava uma excitação imensa e fazia com que o meu sorriso nao se apagasse nem ao adormecer. Quando os olhos abriam e viam a claridade do novo dia, eu e a Ines gritávamos sempre "É hoje! É hoje!!". As horas demoravam a passar mas o dia em si era uma festa. Não me lembro de ansear a "ceia de Natal" porque sempre "pastelava"... A obsessão com as prendas e todas as surpressas era tanta que nunca esperámos que chegásse as 0h para começar a desembrulhar tudo. Tudo tinha uma química especial que durava a noite e todo o dia de 25 (também... com os brinquedos novos, 'tá bem q n tinha :p).
Hoje o Natal é diferente mas não deixou de ser belo. Não há aquela ânsia que o caracterizava ha anos atrás... mas a magia continua no ar, porque estou com aquelas pessoas especiais... as pessoas mais especiais do mundo. Sei que é com essas pessoas que partilho o dia-a-dia, mas é como se cada um de nós guardasse para a noite de 24 aquele olhar, aquele sorriso, aquele abraço, aquele elogio, aquilo tudo que no final materializamos numa "prenda surpresa"... mas todos sabemos que o importante sempre esteve lá e vai estar sempre *
Afinal... o Natal é todos os dias :)
sábado, dezembro 10, 2005
Onde está o Pai Natal?
Bem mais um ano a terminar, mais um Natal que está a chegar...e assim vai passando o tempo!
Hoje olho para trás e lembro-me do meu velho mas tão bom Natal que causa hoje em mim tanta melancolia pela imensa saudade que tenho dele.
Quando somos pequenos todo o Natal é magia, desde as luzinhas que cintilam na árvore, a ver o sorriso de ver a família toda reunida, até aos presentinhos que o Pai Natal nos trazia, mas sem dúvida a maior felicidade era poder ter tudo isto junto num único dia....
E hoje? O que aconteceu ao Natal? As pessoas tão sempre mais preocupadas em comprar, comprar e comprar...tudo ficou material, tudo ficou consumista! Então e aquela felicidade de ver as ruas iluminadas, de reencontrar o tio, os avós, a família que já não víamos à muito, das "conversas trocadas" entre todos, de ver tudo atarefado a preparar o jantar, onde está tudo isto? E, o que é feito da magia de há meia-noite ouvir o sininho junto à chaminé que o avô surrateiramente tocava para a avisar que o Pai Natal tinha chegado....O que aconteceu a tudo isto? Onde está o Pai Natal?
Hoje em dia tudo é diferente, a preocupação é que tudo acabe mais cedo para ir abrir os presentes e ir dormir. E onde está (o que se chama) o verdadeiro "espírito de natal"?
Devo confessar que se há tempo que tenho saudade era deste, daí que desperte em mim uma imensa vontade de poder voltar atrás e reviver esses tão bons momentos!
É nesta altura que consigo dar valor a tudo o que tinha !
Por isso nunca devemos esquecer que temos que dar valor ao que felizmente hoje temos, para um dia mais tarde podemos recordá-los sempre com esta imensa ternura que recordo os meus tempos de criança!
E assim se abriram as janelas do Mundial de 2006…
Ontem, finalmente, ficamos a conhecer os grupos que integram as 32 equipas apuradas para o Mundial de 2006.
Depois de algum atraso, sensivelmente pelas 20h30, as bolas começaram a sair dos potes respectivos. Sentada à mesa de jantar, com aquele nervoso miudinho, esperava pela sorte de Portugal. Qualquer um dos cabeças de série seria um adversário extremamente difícil para enfrentar logo na fase de grupos mas continuava a pedir aos santos que Portugal não integrasse o grupo do Brasil, Argentina e França.
Tiradas as bolas dos dois primeiros potes e com sorteio a meio, seguia-se o pote três onde constava o nome de Portugal. Aqueles segundos em que se abriam os pequenos papéis faziam aumentar a curiosidade e a impaciência… E pronto, num instante a sorte estava lançada, Portugal era colocado no grupo D junto ao cabeça de série México e à selecção de Angola. Confesso que um sorriso me atravessou os lábios. Afinal, os santos tinham mesmo ajudado e a selecção tinha evitado na primeira fase aqueles grandes “monstros”. No entanto, a péssima lembrança do último Mundial (2002) também me atravessou o pensamento. Aquele que parecia um bom grupo de arranque para um resultado há muito ambicionado tornou-se um autêntico pesadelo e a selecção não conseguiu sequer atingir os quartos de final. Tentei afastar essa lembrança e esperei pelo nome da última selecção, Irão. Voltei a pensar que realmente poderia ser muito pior e que à priori as coisas estavam bem encaminhadas para um novo rumo em 2006.
Para os que não tiveram oportunidade de assistir ao sorteio aqui fica o calendário:
11/06/06 20:00 Angola – PORTUGAL Colónia
17/06/06 14:00 PORTUGAL – Irão Frankfurt
21/06/06 14.00 PORTUGAL – México Gelsenkirchen
A 09/06/06, abrem-se as portas do mundial em Munique onde o país anfitrião (Alemanha) e Costa Rica dão o pontapé de saída pelas 17:00.
Sinceramente, só espero que os sentimentos vividos no Euro 2004 voltem ao nosso país e novamente se assista a um extrapolar de emoções. Muito mais do que um colocar de bandeiras nacionais nas janelas, que se coloquem bem dentro dos nossos corações. Que todos unamos a nossa força interior e tudo culmine na nossa presença em Berlim um mês depois do início do campeonato (09/07/06) para festejar algo que já merecemos há demasiado tempo, o título de campeões Mundiais. Até aí, vamos pensando jogo a jogo e até lá vamos esperando ansiosamente pelo espectáculo de cor que é o futebol e a nossa selecção. Resta-me simplesmente desejar: BOA SORTE PORTUGAL!!!!
quinta-feira, dezembro 08, 2005
Mensagens do dia
Hoje deixo aqui umas mensagens que espero que sejam úteis para todos nós, algumas delas provavelmente já as conhecemos mas de qualquer forma é sempre bom recordar :
- " As quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado. "
- " Eu me sentia derrotado por não ter sapatos, até que certo dia encontrei um homem que não tinha pés " Harols Abbott
- "Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente." Maurício Ceolin
- "Cobarde não é aquele que chora por amor, e sim aquele que não ama por medo de chorar."
- “Não ames pela beleza pois um dia ela acaba. Não ames por admiração pois um dia podes te decepcionar...Ama apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação!!!"
Infelizmente não nasci para a música...
Bem... parece que ainda não é hoje que vou demonstrar o meu espírito crítico aqui pelo blog. Vou aproveitar a "onda" do último post da minha colega e falar de mais um tema que me interessa imenso, outra das minhas grandes paixões... a música. Na verdade, é uma amiga que me acompanha desde bem cedo, se bem que de modos bem distintos. Já lá vai o tempo em que confiava na minha, hipotética, excelente voz e acompanhava todas as coreografias dos onda choque, dos ministars... Com o tempo, felizmente para as pessoas que me rodeiam :-), acabei por aperceber-me que a excelente voz e estilo de bailarina eram imaginação pura e limitei-me a apreciar o dom com o qual só alguns nascem. Bem, confesso que, quando aquelas músicas especiais surgem no rádio ou na TV, continuo a cantarolar mas já consegui digerir, embora com muito esforço :-), que realmente não nasci para esta arte.
Os estilos musicais de eleição também têm sofrido alterações mas continuo a ter um gosto musical bastante vasto. Um pouco de jazz (Diana Krall), um pouco de hip-hop (Boss AC), um pouco de Soul (Alicia Keys), continuo a não abandonar a música portuguesa pois continuo a comprar os cd's dos Anjos... enfim, dependendo do estado de espírito, da ocasião assim escolho a banda sonora que me vai acompanhando durante o dia.
No entanto, vou especificar-me na minha mais recente descoberta... o fado. Ao longo do tempo, muitas vezes o fado me foi batendo à porta mas decidi sempre não abrir. Talvez pelo paradigma saudosista e tristonho que lhe está associado, nunca me entusiasmou a sua sonoridade. Felizmente, e hoje digo mesmo felizmente, nos últimos três anos a minha visão alterou-se profundamente. Fortemente impulsionada pela minha prima, que tem mais ou menos a minha idade e é grande amante de fado, deixei-me envolver pelo encantamento fadista. Confesso que, actualmente, é-me completamente ímpossível estar muito tempo sem ouvir um disco deste estilo musical. Mafalda Arnauth, Mariza, Kátia Guerreiro, Ana Moura não são simplesmente cantoras, são divas do fado. Carlos do Carmo segue a mesma linha. Mas permitam-me que dê especial destaque a Mafalda Arnauth. É, acima de tudo, uma excelente pessoa o que a torna ainda mais fantástica. Estar com ela no CCB e, na passada Quinta-feira na fnac, foi emocionante. Sentimos que ela não se limita a cantar, toca-nos bem cá no fundo e, no fim de cada actuação tem sempre um sorriso, um olhar profundo nos nossos olhos e uma palavra meiga que nos leva a apreciá-la ainda mais.
Se ainda não se deixaram envolver pelo fado façam-no. Acredito que se o fizerem não se irão arrepender. Ajudar-vos-á quando se sentirem confusos, emocionar-vos-á quando estiverem tristes e partilhará convosco as vossas alegrias. Simplesmente confiem e deixem-se levar...
Vou deixar-vos com duas letras dos meus fados favoritos... mas obviamente acaba por faltar sempre a sonoridade que tão suavemente as acompanha...
Chuva
As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir
Há gente que fica na história
da história da gente
e outras de quem nem o nome
lembramos ouvir
São emoções que dão vida
à saudade que trago
Aquelas que tive contigo
e acabei por perder
Há dias que marcam a alma
e a vida da gente
e aquele em que tu me deixaste
não posso esquecer
A chuva molhava-me o rosto
Gelado e cansado
As ruas que a cidade tinha
Já eu percorrera
Ai... meu choro de moça perdida
gritava à cidade
que o fogo do amor sob chuva
há instantes morrera
A chuva ouviu e calou
meu segredo à cidade
E eis que ela bate no vidro
Trazendo a saudade
de Jorge Fernando interpretado por Mariza
Para Maria
Maria, Maria
Procuro por ti
Trago este vazio
E o desejo de dar cor á minha vida
Quero pintar
Esta história que estou a criar
Quero ser mais
Minha grandeza afirmar
Ser poeta, ser cantor, ser o céu
Onde mora tudo o que eu vou ser
Se eu souber ser amor
Maria, Maria
Não sei que aconteceu
Se o mundo ou se fui eu
Enganou-se o amanhã sem piedade
Fecha-se a luz
Sobre as almas da minha idade
Esconde-se o céu
Onde eu quero ser mais verdade
Minha Senhora e minha mãe
Olha bem por nós
Sem teu amor
Ficaremos sós.
Maria, Maria
Mãe do silêncio
Mãe da humanidade
Em teu seio o meu senhor se gerou
E tu o contemplaste
Cheia de amor e ternura
Teu filho desejado
E por ti muito amado
Minha senhora minha mãe
Ensina-me a amar
E arriscar
A saber ser maior
de Mafalda Arnauth interpretado por Mafalda Arnauth
terça-feira, dezembro 06, 2005
Por favor, acabem c os DZRT!!!
Bem como tinha que escrever hoje qualquer coisinha e visto não me ter ocorrido nada de especial para falar, resolvi tentar perceber o k s passa na cabeça da nossa juventude ;) a nível musical.
Qual não é o meu espanto k durante k? 2, 3 meses, kem vejo smp em 1º lugar? kual ñ é o meu espanto k kd keria ver uma seriezita engraçada para a minha idade, qual é a música o videoclip... k ñ pára d passar de 2º a Sábado das 18h às 20h ( e às vezes nem msm o telejornal escapa)? Agora até nas prateleiras dos hipermercados já tão? Em anúncios.... enfim k mais falta???? Mas k mal fiz eu para ter k aturar estas criaturas constantemente? Eu percebo k s estava incomodada deixava d ver certas coisas em k eles apareceriam d certeza e estaria o problema resolvido mas ñ.... a praga continua. Mas porquê? Alguém k m explique qual o feitiço, o encantamento k estes rapazes têm para atrair tanta gente? Num país em crise cmo é possível k s "invista" em bens cujo "retorno" deixa tanto a desejar?
É que pelo k vejo não só as pobres das criancinhas pekenas k os ouvem, ainda há os pais e as adolescentes k em vez d ouvirem um rockzinho ou um hip-hop, ñ sei qlq coisa... até música clássica. Mas porquê eles?
É que eu ainda compreendo no meu tempo a euforia pelos BackStreet Boys, ou até mesmo pelos excesso, pronto os primeiros cantavam bem e são lindos e os segundos podiam não cantar mas eram bonitos. Agora este jovens cujos nomes ainda não consegui assimilar, em que o membro que mesmo assim canta melhor era o mais criticado de um conceituado programa do panorama musical (Operação Triunfo), como é k eles conseguem ter todo este sucesso? Realmente ou tá tudo surdo ou então não sei o k s está a passar, estes meninos devem ter mesmo um santo muito forte!
Se alguém arranjar uma explicação para todo este mistério, a sério justifique-me o k s passa... pq ou eu não tou bem ou isto está a ir tudo por um belo de um bom caminho. É k s a explicação é porque são jovens... o que n falta p aí é d certeza gente jovem, bonita e k cante bem para ser lançado!
A ver vamos até quando isto vai durar... mais um ano... dois no máximo... dps é ver o k s segue!
segunda-feira, dezembro 05, 2005
Recordar Florbela Espanca...
Hoje decidi trazer dois dos meus poemas preferidos da minha poetisa de eleição... Florbela Espanca. Pensei em descrever esta menina mulher que tão cedo deixou o nosso mundo mas percebi que as minhas palavras seriam insuficientemente graciosas para transmitir tudo o que ela significou. Assim, prefiro transcrever as verdadeiras palavras de José Régio:
"A obra de Florbela é a expressão poética de um caso humano. Decerto para infelicidade da sua vida terrena, mas glória de seu nome e glória da poesia portuguesa, Florbela viveu a fundo esses estados quer de depressão, quer de exaltação, quer de concentração em si mesma, quer de dispersão em tudo, que na sua poesia atinge tão vibrante expressão. Mulheres com talento vocabular e métrico para talharem um soneto como quem talha um vestido; ou bordarem imagens como quem borda missanga; ou (o que é ainda menos agradável) se dilatarem em ondas de verbalismo como quem se espreguiça por nada ter o que fazer, que dizer - naturalmente as houve, e há, antes e depois da vida de Florbela. (...) Também, decerto, apareceram na nossa poesia autênticas poetisas, antes e depois de Florbela. Nenhuma, porém, até hoje, viveu tão a sério um caso tão excepcional e, ao mesmo tempo, tão significativamente humano. Jorge de Sena dirá: tão expressivamente feminino."
Amar!
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois, se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
em " Charneca em Flor" 1930 em "Sonetos"
Ser Poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
em "Charneca em Flor" 1930 em "sonetos"
domingo, dezembro 04, 2005
Resumo da Jornada dos 3 grandes
Inicío este meu comentário com o derby F.C.P./S.C.P. que a minha colega de blog tão bem comentou mas cuja avaliação que foi fazendo ao jogo deixou mt a desejar (uma vez que ao longo de todo o comentário notou-se perfeitamente a discriminação face a uma das equipas em jogo). Por isso como apelo sempre à justiça :)venho falar um pouco do outro lado da moeda, de forma a que o jogo esteja repartidamente bem comentado. No entanto, a minha análise não será tã pormenorizada devido ao sinal do aparelhinho da T.V. que me permite ter acesso a esse jogo ter falhado a maioria do tempo.
Iniciando, então, pela 1ª parte penso que foi um jogo disputado pelas duas equipas sem o destaque de nenhuma equipa em particular, relativamente ao árbitro penso que não há nada referir. No que ser refere à 2º parte o mesmo já não pode ser dito. Aqui, claramente ouve o domínio do Sporting face ao F.C.P. cansado e cujo recurso às faltas se tornou uma constante. É de destacar o belíssimo golo do Deivid, muito bem aproveitado e sem hipótese para o já ultrapassado Baia. O golo do F.C.P foi fruto de alguma infortúnia para a equipa de alvalade uma vez que os dragões nada fizeram para serem merecedores de tal sorte- mais uma vez convém referir a desantenção ( de entre muitas) que têm sido feitas nos últimos jogos do,já claro, Polga. No que toca ao papel do Lucílio Baptista ,nesta 2ªparte, ficou marcado sem sombra de dúvida pela anulação de um golo belíssimo do S.C.P. ( mas quando um leão não sofre de tais injustiças, já fica expantado quando tal não acontece). No entanto, convém referir que foi claramente bem anulado o golo dos dragões uma vez que não estamos num jogo de rayby onde valem empurrões e tudo mais sobre os defesas. Numa última análise só de lamentar, uma vez mais, o comportamento dos adeptos da equipa da casa que entre os muitos objectos lançados sobre o campo, acabaram mesmo por atingir o Guarda-Redes leonino que felizmente nada de grave sofreu.
1-1: Resultado final do Derby F.C.P./S.C.P.- um resultado injusto para a equipa de fora. O F.C.P. continua sem vencer derbys e a equipa comandada por Paulo Bento continua sem perder.
Relativamente ao Marítimo- S.L.B , sem muito aprofundar penso que a equipa da casa foi alvo de alguma infelicidade no lance do golo. O resultado foi claramente injusto uma vez que nenhuma das equipas jogou para merecer levar a vitória, daí o resultado mais justo teria sido o empate.
sábado, dezembro 03, 2005
Derby
Decidi iniciar a minha participação neste blog discutindo um tema que faz parte do meu dia a dia... o futebol. Confesso que passo grande parte do meu pouco tempo livre sentada no sofá, em frente à TV, a acompanhar algumas das melhores Ligas Europeias. Por esta razão, decidi comentar o FCPorto - Sporting de ontem. É natural que, embora tente ser imparcial, a minha visão de jogo seja um pouco tendenciosa, uma vez que sou grande adepta de um dos clubes em questão. "O coração pode falar mais alto que a razão" e interferir na minha análise de determinados lances de jogo. Este é daqueles temas que, consoante os adeptos em questão, assim são os comentários...
Quando ouvi a composição oficial das equipas confesso que estranhei as ausências de Hugo Almeida e Diego. Pareceu-me uma opção errada prescindir de um jogador possante (como o Hugo) que poderia ganhar posição entre a defesa leonina e, ao mesmo tempo, aproveitar da melhor forma os cruzamentos de Ricardo Quaresma, tal como me pareceu errado não colocar a titular o melhor organizador de jogo da equipa que, utilizando a sua criatividade e velocidade poderia marcar a diferença frente aos jogadores do Sporting.
O Porto dominou praticamente todo o encontro, no entanto, enquanto na primeira parte a equipa lisboeta ainda conseguiu ganhar algumas bolas no meio campo, na segunda parte os portistas "encostaram o adversário às cordas" sendo poucas as subidas e os lances perigosos para a baliza de Baía.
Infelizmente (e como vem sendo habitual), ocorreram lances polémicos e Lucílio Baptista, o árbito do encontro, não passou despercebido. O primeiro lance ocorre aos 51 minutos, Quaresma cruza e Lisandro Lopez cabeceia a bola para dentro da baliza de Ricardo. O golo é mal anulado por falta sobre Rogério que não existiu. O segundo lance polémico ocorre aos 62 minutos, Quaresma cruza e Polga (em rotação) corta a bola com o braço... penalti claro que passou despercebido a Lucílio e ao seu juíz de linha. O terceiro e último lance polémico ocorre aos 75 minutos, César Peixoto na grande área toca a bola com o braço. Embora em queda, parece-me haver intençao do jogador portista chegar com o braço à bola.
No final do encontro, o empate pareceu-me um resultado muito menos favorável á equipa da casa. Paulo Bento cumpriu e conseguiu manter a sua equipa sem perder. Na primeira parte jogou o "jogo pelo jogo" enquanto que na segunda tudo fez para manter o empate e nesse prisma levou a melhor. Pelo contrário, Co Adriaanse falhou tanto na táctica como no timing das substituições.
Ambas as equipas, nas próximas jornadas, terão de mostrar argumentos muito superiores para serem merecedores do título.
Confesso que tenho uma certa nostalgia de ver o meu Porto de há duas épocas atrás. Sinto que a raça, o talento, a dedicacão, o companheirismo da equipa de José Mourinho se desvaneceram. Falta a concentração de Jorge Costa e Ricardo Carvalho, as arrancadas de Paulo Ferreira, a magia de Deco... enfim... falta tanta coisa... mas sobretudo o espírito de equipa que tornava a minha equipa diferente, especial e vencedora. Falta o comandante do pelotão. Cada vez tenho mais a certeza que realmente Mourinho é insubstituível.
Resta-me esperar que as coisas mudem e melhores dias se aproximem...
Apresentação
Este blog é formado por dois seres deste planeta chamado Terra que buscam através dos relatos das vivências do dia-a-dia, conversar, comentar e criticar todos os assuntos que lhes passarem pelas suas mentes brilhantes. Se desejar deixar alguma contribuição neste blog faça o favor de o fazer. Agradecemos a participação de todos!