Hoje decidi trazer dois dos meus poemas preferidos da minha poetisa de eleição... Florbela Espanca. Pensei em descrever esta menina mulher que tão cedo deixou o nosso mundo mas percebi que as minhas palavras seriam insuficientemente graciosas para transmitir tudo o que ela significou. Assim, prefiro transcrever as verdadeiras palavras de José Régio:
"A obra de Florbela é a expressão poética de um caso humano. Decerto para infelicidade da sua vida terrena, mas glória de seu nome e glória da poesia portuguesa, Florbela viveu a fundo esses estados quer de depressão, quer de exaltação, quer de concentração em si mesma, quer de dispersão em tudo, que na sua poesia atinge tão vibrante expressão. Mulheres com talento vocabular e métrico para talharem um soneto como quem talha um vestido; ou bordarem imagens como quem borda missanga; ou (o que é ainda menos agradável) se dilatarem em ondas de verbalismo como quem se espreguiça por nada ter o que fazer, que dizer - naturalmente as houve, e há, antes e depois da vida de Florbela. (...) Também, decerto, apareceram na nossa poesia autênticas poetisas, antes e depois de Florbela. Nenhuma, porém, até hoje, viveu tão a sério um caso tão excepcional e, ao mesmo tempo, tão significativamente humano. Jorge de Sena dirá: tão expressivamente feminino."
[NEW LAYOUT! Click on any of the buttons to navigate through the pages. Enjoy!]
Este blog é formado por três seres deste planeta chamado Terra que buscam através dos relatos das vivências do dia-a-dia, conversar, comentar e criticar todos os assuntos que lhes passarem pelas suas mentes brilhantes. Se desejar deixar alguma contribuição neste blog faça o favor de o fazer! Rita x Catarina x Filipa
1 Comments:
tb é a minha poetisa preferida!! e tb são os meus dois poemas preferidos!!! pq será?!? ;)
*beijokas*
By
Anónimo, at terça-feira, dezembro 06, 2005 6:49:00 da tarde
Post a Comment
Enviar um comentário