Decidi iniciar a minha participação neste blog discutindo um tema que faz parte do meu dia a dia... o futebol. Confesso que passo grande parte do meu pouco tempo livre sentada no sofá, em frente à TV, a acompanhar algumas das melhores Ligas Europeias. Por esta razão, decidi comentar o FCPorto - Sporting de ontem. É natural que, embora tente ser imparcial, a minha visão de jogo seja um pouco tendenciosa, uma vez que sou grande adepta de um dos clubes em questão. "O coração pode falar mais alto que a razão" e interferir na minha análise de determinados lances de jogo. Este é daqueles temas que, consoante os adeptos em questão, assim são os comentários...
Quando ouvi a composição oficial das equipas confesso que estranhei as ausências de Hugo Almeida e Diego. Pareceu-me uma opção errada prescindir de um jogador possante (como o Hugo) que poderia ganhar posição entre a defesa leonina e, ao mesmo tempo, aproveitar da melhor forma os cruzamentos de Ricardo Quaresma, tal como me pareceu errado não colocar a titular o melhor organizador de jogo da equipa que, utilizando a sua criatividade e velocidade poderia marcar a diferença frente aos jogadores do Sporting.
O Porto dominou praticamente todo o encontro, no entanto, enquanto na primeira parte a equipa lisboeta ainda conseguiu ganhar algumas bolas no meio campo, na segunda parte os portistas "encostaram o adversário às cordas" sendo poucas as subidas e os lances perigosos para a baliza de Baía.
Infelizmente (e como vem sendo habitual), ocorreram lances polémicos e Lucílio Baptista, o árbito do encontro, não passou despercebido. O primeiro lance ocorre aos 51 minutos, Quaresma cruza e Lisandro Lopez cabeceia a bola para dentro da baliza de Ricardo. O golo é mal anulado por falta sobre Rogério que não existiu. O segundo lance polémico ocorre aos 62 minutos, Quaresma cruza e Polga (em rotação) corta a bola com o braço... penalti claro que passou despercebido a Lucílio e ao seu juíz de linha. O terceiro e último lance polémico ocorre aos 75 minutos, César Peixoto na grande área toca a bola com o braço. Embora em queda, parece-me haver intençao do jogador portista chegar com o braço à bola.
No final do encontro, o empate pareceu-me um resultado muito menos favorável á equipa da casa. Paulo Bento cumpriu e conseguiu manter a sua equipa sem perder. Na primeira parte jogou o "jogo pelo jogo" enquanto que na segunda tudo fez para manter o empate e nesse prisma levou a melhor. Pelo contrário, Co Adriaanse falhou tanto na táctica como no timing das substituições.
Ambas as equipas, nas próximas jornadas, terão de mostrar argumentos muito superiores para serem merecedores do título.
Confesso que tenho uma certa nostalgia de ver o meu Porto de há duas épocas atrás. Sinto que a raça, o talento, a dedicacão, o companheirismo da equipa de José Mourinho se desvaneceram. Falta a concentração de Jorge Costa e Ricardo Carvalho, as arrancadas de Paulo Ferreira, a magia de Deco... enfim... falta tanta coisa... mas sobretudo o espírito de equipa que tornava a minha equipa diferente, especial e vencedora. Falta o comandante do pelotão. Cada vez tenho mais a certeza que realmente Mourinho é insubstituível.
Resta-me esperar que as coisas mudem e melhores dias se aproximem...
[NEW LAYOUT! Click on any of the buttons to navigate through the pages. Enjoy!]
Este blog é formado por três seres deste planeta chamado Terra que buscam através dos relatos das vivências do dia-a-dia, conversar, comentar e criticar todos os assuntos que lhes passarem pelas suas mentes brilhantes. Se desejar deixar alguma contribuição neste blog faça o favor de o fazer! Rita x Catarina x Filipa
2 Comments:
PORRA!! eu tinha-te pedido para n falares no FCP.. enfim.. vê-se logo q és uma fanática!! :P isso faz-te mal...
mas pronto.. até q és uma boa comentadora/critica de futebol.. ja sabes se economia n te der nada, smp tens o futebol q te safa!! :P
*beijokas*
By
Anónimo, at domingo, dezembro 04, 2005 12:08:00 da tarde
Mas que adepta fanática pelo clube e por futebol.
Aleluia que encontro alguém à minha altura para futebol para não ter de discutir só com homens.
Jokas
:)
By
Anónimo, at domingo, dezembro 11, 2005 9:43:00 da tarde
Post a Comment
Enviar um comentário