sábado, dezembro 30, 2006
Feliz 2007
quarta-feira, dezembro 27, 2006
IVG - Sim ou Não?
“Portugal tem uma lei muito restritiva no que toca ao aborto. O aborto é apenas possível quando a gravidez representa risco para a vida da mulher ou para a sua saúde; no caso de malformação fetal ou quando a gravidez resulta de violação"
"Mas mesmo nesses casos raros, nem sempre há a possibilidade de recorrer ao aborto porque, em alguns casos, os hospitais ou os médicos recusam prestar ajuda a mulheres nestas condições"
"Em Portugal são praticados, pelo menos, 20.000 abortos ilegais por ano"
"Em Portugal uma mulher tem um risco de morrer em resultado de um aborto 150 vezes superior ao de uma mulher que viva nos Países Baixos"
"A Polónia, Malta, Irlanda e Portugal são os países europeus com as leis mais restritas sobre o aborto"
(ver artigo na íntegra)Ao que tudo indica, a questão que nos será apresentada no referendo será: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
Opinião da Filipa
Eu digo sim no referendo sobre a IVG baseada num número mais que suficiente de razões que suportam esta minha decisão:
Consciencializem-se que o número de abortos não irá aumentar por ser legalizada a sua efectivação. A única coisa que acontecerá é que deixaremos de viver num mundo às escuras surgindo números reais e sempre existentes mas apenas desta forma conhecidos. As mulheres deixarão de induzir abortos das mais diversas e prejudiciais formas. Este deixará de ser mais um meio de diferenças sociais e económicas já que deixará de ser apenas possível a sua realização de forma segura nas clínicas do país vizinho. Deixar-se-á de ouvir notícias nos telejornais de bebes abandonados em lixeiras e outros locais igualmente chocantes. Acabar-se-á com as humilhações de penas criminais a mulheres forçadas a tomar esta decisão clandestinamente. Acabar-se-á com a necessidade de haver sites onde se prestam informações sobre quais as melhores formas de se efectuarem abortos.
E quando chamam assassinos aos defensores do Sim à IVG peço apenas para que ponderem se também não são assassinos os que contribuem para a morte de recém-nascidos ou para as graves sequelas a que estão sujeitas as mulheres que optaram por procurar locais inseguros e clandestinos.
Irrita-me ver que vale todo o tipo de argumentos falaciosos do tipo: “Não quero pagar impostos que financiem clínicas de aborto” para convencer pessoas menos informadas. Irrita-me ainda mais ver que a igreja católica se aproveita de uma mensagem de Natal numa estação pública de televisão para emitir opinião e cativar votos contra a IVG. Será que podem deixar a hipocrisia de lado quando se defende o Não ao uso do preservativo e ao mesmo tempo o Não à Interrupção Voluntária da Gravidez? Este tipo de posições só me afasta cada vez mais deste meio conduzido por interesses adversos. Que fique bem claro que esta minha divergência de opinião não se baseia em crenças porque essas prefiro guardar comigo, baseia-se sim no meu descrédito numa instituição que mais não mostra ser do que uma condução de interesses supérfluos.
Dia 11 de Fevereiro vai ser um dia extraordinariamente importante para todas as Mulheres Portuguesas e para todos os Cidadãos Portugueses em geral. Espero sinceramente que os Portugueses não confiem nas sondagens que dão uma vitória ao Sim e não se deixem ficar em casa. Dia 11 votem e votem em consciência.
Opinião da Rita
O meu voto é pelo Sim.
O tema é delicado e requer uma profunda e séria reflexão de todos sobre o que está verdadeiramente em causa. Do que se trata é de uma alteração ao Código Penal que afaste a punibilidade da interrupção voluntária da gravidez realizada num estabelecimento de saúde oficialmente reconhecido. Eu sou contra a hipocrisia e proibir o aborto não o elimina! Acho que se a mulher sente que é absolutamente necessário, independentemente de toda a dor e sofrimento, fá-lo mesmo sem cuidados médicos. O aborto legal não protege apenas a vida das mulheres, protege também a sua saúde.
E é revoltante quando oiço argumentos do tipo: “o aborto vai ser mais um método contraceptivo!”. O Aborto produz sofrimento físico e psicológico e faze-lo nunca é uma decisão fácil, diria mesmo que deve ser traumático para uma mulher.
Na minha opinião, quem responder Não no referendo está a afirmar que mulheres que interrompam voluntariamente a gravidez deverão ser objecto de perseguição criminal e condenadas a uma pena de prisão, que poderá ir até 3 anos.
Sim ou Não, acho que cabe a cada um reflectir sériamente sobre o tema e Votar! Não esquecer que é importantíssimo votar! Caso contrário, acho que os referendos em Portugal cairão em descrédito.
Opinião da Catarina
Eu tal como penso que a maioria das mulheres (excepto freiras ou beatas) votarei pelo SIM. Voto pelo SIM porque penso que é a solução mais razoável para evitar algumas das desgraças que temos ouvido falar recentemente. Penso que as pessoas não abortam só porque lhes dá na cabecinha que não lhes apetece ter um filho agora, não mais que ninguém deve custar à mãe essa opção e todas devem ter os seus motivos ao qual embora possamos duvidar temos que acreditar que é sem dúvida a melhor opção. Para além de tudo isto voto pelo SIM porque se realmente as mulheres estiverem determinadas a fazerem um aborto falo-ão com ou sem permissão da legislação em vigor e aí é bem pior ...mulheres a interromperem a gravidez em sítios sem as menores condições, enchendo os bolsos a gente que só vive à conta desta proibição existir, a pessoas sem quaisquer escrúpulos cuja única preocupação é "despacharem o serviço" e receberem o seu dinheirinho-sem pensarem se a mulher fica bem ou não ...por isso e por muitos outros motivos é que sou a favor do SIM porque vivemos numa democracia e todos devemos ter liberdade de escolha nas nossas opções ainda que se tratem de assuntos muito delicados como é o caso mas que envolvem algo muito mais profundo.
(Ritinha não sei o que te passou pela cabeça para pensares que seria favor do NÃO...)
domingo, dezembro 24, 2006
O sonho do Pai Natal

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E que não queria acordar porque este ano os Humanos encheram-se de boa vontade e fiazeram um acordo de paz que silenciou todas as armas. Em todos os cantos do planeta , mesmo nos lugares mais recônditos da Terra, as armas calaram-se para sempre e os carros de combate e outras máquinas de guerra foram entregues às crianças para nelas pintarem flores brancas de paz.
O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E que não queria acordar porque nesse sonho não havia fome: em todas as casas havia comida, havia até algumas guloseimas para dar aos mais pequenos. Mesmo as crianças de países outrora pobres tinham agora os olhos brilhantes de felicidade. Todas as crianças tinham acbado de tomar um esplêndido pequeno-almoço e preparavam-se para ir para a escola onde todos aprendiam a difícil tarefa de ser homem ou mulher.
O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia barracas com água a escorrer pelas paredes e ratos pelo chão, nem gente sem tecto, a dormir ao relento. No sonho do Pai Natal todos tinham uma casa, um aconchego para se protegerm do frio e da noite.
O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia Instituições para acolher crianças maltratadas e abandonadas pelos seus pais, enm pequeninos à espera de um beijinho de um carinho de amor. Todas as crianças tinham uma família, um colo que as esperava.
O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar.....
Mas, afinal, quando despertou, verdadeiramente, o Pai Natal viu que tudo não tinha passado de um sonho; que pouco do que sonhara acontecia de verdade. Ficou triste, muito triste e pensou:
"Afinal, ainda é preciso que, pelo menos uma vez por ano, se celebre o Natal!"
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2007!!!
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Merry Xmas!
It's Xmas time!
Que todos os bons sonhos sejam realizáveis...
Que a paz faça mais parte do nosso vocabulário e do nosso dia... Para que o Natal não seja só em Dezembro!!Festas Felizes!!!
Atenção que eles vêm aí:Prendas, beijinhos, sorrisos, chocolates, guloseimas, comidinha boazona, família bonitona, filmes de "domingo à tarde", música natalícia, luzinhas a piscar, brincadeirinhas inocentes, gorros vermelhinhos com ponpon, friozinho lá fora, quentinho "cá dentro", abraços e abracinhos... :)* * * * * * * * *
;)
Beijinho da FilipaBeijinho da RitaBeijinho da Catarina
Ver o Resultado dos Questionários >Fazer o Questionário >
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Feliz Natal!!!
Enquanto percorria o caminho até ao emprego pensava em como a minha vida mudou neste ano. Durante os últimos quatro anos por esta altura já tinha partido rumo a Lamego e já estava a sentir o nervoso miudinho da época de exames que começava a 3 ou 4 de Janeiro. Na bagagem levava uma quantidade enorme de livros e apontamentos que tentava perceber a todo o custo e que estavam abertos e espalhados pelo quarto durante 24h por dia. Para perceberem um bocadinho do meu estado acreditem que por esta altura já sonhava com a matéria que iria sair e com as notas que iria ter. Que me lembre acho que nunca acertei em nenhuma… As férias de Natal eram 15 dias totalmente distribuídos pela família, amigos e livros…
Amanhã, depois de três meses e meio, regresso a casa… Na bagagem levo apenas três peças de roupa e a vontade de aproveitar os dois únicos dias que tenho perto de tudo o que guardo em Lamego. Segunda – Feira regresso para na Terça percorrer novamente o caminho que já se tornou uma parte de mim.
Feliz Natal a todos e que o próximo Ano vos traga muitos Objectivos Alcançados, muita Paz, Felicidade e Amor.
sábado, dezembro 16, 2006
*Especialmente para vocês*
Especialmente para vocês...*** (Vi isto e achei lindo!)

"
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive." (Vinicius de Morais)
quinta-feira, dezembro 14, 2006
Work in progress...
>>>>>>
A Must See!<<<<<<
Entretantuuss...
My little suggestion:
The Science of Sleep - movie
o melhor:
- o nosso Gael Garcia Bernal a brilhar como sempre;
- a
música;
- filme levezinho e diferente para quem gosta de descobrir os sonhos...
o pior: a história perde-se algures...
onde: medeia - king, uci cinemas
[cinesugestões clássicas: 007-casino royale, the departed, volver, marie antoinette & paris, je t'aime pelas lindas imagens de paris e versalhes, ...
]
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Parabéns !!! (2)
...
Na continuação das comemorações do primeiro aniversário do nosso bloguito, criámos um questionário mto simples, 100% anónimo e não mto grande (nng tem mta paciência para estas coisas) para ti, caro e querido visitante/leitor, para que nos ajudes sempre a melhorar este nosso espaço.
Claro que em tempo de aniversários há sempre nostalgia, e o blog não foge à regra: queremos fazer o balanço das nossas traquinadas/posts durante todo o ano e queremos o vosso feedback!
Podem responder ao que quiserem (nenhuma pergunta é obrigatória) mas agradecíamos que o completassem o mais possível para podermos modificar o que não está bem. Mais uma vez: o questionário é 100% anónimo para quem não se quiser identificar (sim, pq há mts anónimos por aí :p) o que significa que não temos acesso aos vossos e-mails nem nomes verdadeiros, por isso, podem dizer mal à vontade, só queremos que colaborem connosco ;)
Muito Obrigada!! =)
É só clicar
AQUI !!
domingo, dezembro 03, 2006
Parabéns!!!
O Smpnaboaonda.blogspot.com completa hoje um aninho de existência.
No dia 3 de Dezembro de 2005 surgiu a ideia de criar um espacinho onde 3 amigas partilhassem alguns dos seus gostos, recordações, emoções, gestos, informações... enfim... um número infinito de sentimentos colocados ao longo de 80 posts. Pois é amigas, este é o 81º post do nosso blog... Somos umas comunicadoras natas ;)
Durante este último ano muitos acontecimentos mudaram um pouco de nós e das nossas vidas: a nossa viagem ao Brasil, a estadia da Ritinha em Madrid, o fim da nossa licenciatura e a entrada em mestrado da Ritinha, a minha e da Catarina primeira experiência profissonal... um sem fim de aventuras, partilhas e objectivos alcançados...
Queremos agradecer a todos os amigos que têm vindo visitar-nos e que têm deixado todos os comentários.. foram vocês que nos deram ânimo para manter este sitio... Prometemos que com mais ou menos assiduidade vamos continuar a escrever e a trazer-vos um pouco de nós... esperemos que continuem a visitar-nos... Que as 6812 visitas que contabilizamos este ano dupliquem no próximo.
Obrigado por tudo... Obrigado a todos...