segunda-feira, fevereiro 27, 2006
Mais um Derby...
Ontem disputou-se mais um derby na Catedral da Luz. Apesar das coisas não nos terem corrido da melhor forma tinha de vir até ao nosso refúgio dar a minha opinião sobre o que foi o jogo…
Sinceramente, nem sei se a primeira parte merece qualquer tipo de comentário, preferia esquecer. Confesso que ao olhar para o ecrã dei por mim a questionar-me sobre se estas são duas potências representativas do futebol que se pratica em Portugal. Jogadores com esta categoria, habituados a jogar em ambientes de pressão, nada justifica o receio com que entraram em campo. Equipas completamente encaixadas, basicamente cada um à espera do erro do adversário. O Benfica nunca foi uma equipa segura. O Porto controlou até sofrer o golo que viria a resolver a partida. Na segunda parte o rumo dos acontecimentos inverteu-se, o Porto subiu sem qualquer perigo mas a equipa encarnada perdeu o medo e acabou por dominar.
Não responsabilizo o Baía. Talvez não se tivessem apercebido mas era sobre ele que recaía a maior pressão do que acontecesse durante aqueles 90 min. Provavelmente, é apenas nele que se pode justificar o receio porque não é nada fácil subir ao relvado e pensar que as oportunidades dependem do nosso desempenho na próxima hora e meia. Infelizmente, os nossos maiores receios concretizam-se e foi o que sucedeu. Mas permitam-me sobretudo enaltecer o carácter daquele que, para mim, será para sempre uma das grandes estrelas do futebol Mundial. Se alguém precisasse de provas que o Baía é um senhor pôde tê-las ontem. “Assumo a minha parte de responsabilidades…” quando a responsabilidade que lhe cabe acaba por ser menos de metade da que cabe a Co Adrianse. Apetece-me gritar: “Obrigado por tudo o que és, por tudo o que nos proporcionaste… És realmente muito grande”.
Co Adrianse é zero. Mais uma vez confirmei a opinião que tive desde o início, não é claramente treinador para um clube que ainda há 3 anos ganhava as maiores competições europeias. Mas quando é que lhe dizem que jogar com muitos avançados não é sinónimo de criatividade e muito menos de golos? Ofensivamente, embora a equipa consiga lateralizar, não cria oportunidades de golo. Estão todos ao molho na pequena área a olhar para o boneco. Desde que mudou o sistema táctico, em 7 jogos perdeu 10 pontos. Cada vez mais os jogos não se jogam apenas nas quatro linhas mas sobretudo no banco. O que é que o McCarthy esteve a fazer os 90 min em campo? Existe alguma relação de apadrinhamento entre ele e Adrianse? Ou sou eu que não percebo nada de futebol ou é mesmo ele que é um burro de quinta categoria. Koeman arriscou e ganhou nas substituições.
Uma última nota para a Comissão de Arbitragem e o sistema de nomeações dos árbitros. Já vai sendo tempo de alterar o que não funciona. João Santos e João Ferreira não são com certeza árbitros para enfrentarem um jogo deste tipo. A incompetência e incapacidade de controlar o jogo mantiveram-se do início ao fim. E mais não digo porque detesto falar de arbitragens.
A verdade é que o campeonato está novamente relançado. 2 pontos separam o Porto e o Sporting e 5 o Porto e o Benfica. Existem ainda 30 pontos para disputar e a equipa leonina que há pouco tempo atrás era considerada afastada da luta pelo título depende de si própria para festejar a vitória da I Liga. Particularmente, continuo com a esperança que a minha equipa acorde e não deixe que os meus maiores receios se concretizem…
sexta-feira, fevereiro 24, 2006
The Streets of... :)